Livre-Se Das Relações Tóxicas, Afaste Da Sua Vida Quem Lhe Faz Mal

Resenha: Aspectos Práticos Da Avaliação Psicológica Nas Empresas - Versão Atualizada E Ampliada


Você conhece o tipo: os colegas de serviço que nunca têm nada de positivo a expressar; quer seja nas reuniões semanais ou na fila do café. Eles são capazes de anexar a energia de uma sessão de brainstorming com poucos comentários optativos. O mau humor deles frequentemente deixa os outros mau humorados bem como.


A negatividade pode contaminar até já as boas notícias. “Nós nos envolvemos no contágio emocional”, diz Sigal Barsade, professora de administração da Wharton que estuda a influência das emoções no recinto de serviço. “As emoções passam de pessoa a pessoa como um vírus”, ela diz. Barsade é co-autora do documento intitulado Por que o Amizade é Interessante nas Empresas? A resposta: Os estados de espírito, as emoções e as disposições gerais dos funcionários executam choque sobre o funcionamento do serviço, a tomada de decisões, a criatividade, a rotatividade de pessoal, o trabalho em equipe, as negociações e a liderança.


“A bibliografia oficial mostra que as reações afetivas são relevantes pelo motivo de as pessoas não são ‘ilhas emocionais’ isoladas. Discreto, emoções breves, por exemplo alegria, raiva, terror e sofrimento. Estados de espírito, que são sentimentos mais duradouros e não obrigatoriamente ligados a um fundamento especial. Alguém está sorridente, tais como, ou deprimida. Traços de persistência, ou de personalidade, que definem a visão geral da pessoa com relação à existência. “Ela está a toda a hora tão alegre”, ou, “Ele está a toda a hora analisando as coisas pelo lado negativo”. A Relevância Da Bacana Visão de sentimentos são capazes de ser contagiosos, e as emoções não têm de ser grandiosas e óbvias para exercerem encontro.


As amostras sutis de emoção, como o breve franzimento das sobrancelhas, também conseguem ter choque, diz Barsade. Publicado originalmente em dezoito de abril de 2007. Reproduzido com a permissão de Knowledge@Wharton. “Preciso Ser Uma pessoa Melhor” discutem um conceito denominado como “trabalho emocional”, no qual os funcionários ajustam tuas amostras públicas de emoção para responder certas expectativas.


Quota disso é “atuação superficial”, pela qual, a título de exemplo, o exausto e estressado agente do atendimento ao cliente da companhia aérea simula um sorriso e amizade com os compradores zangados que perderam suas bagagens. Isso se compara com a “atuação intensa”, na qual os funcionários exibem emoções montadas pelo sentimento. Desse episódio, o agente estressado se simpatiza com o comprador e mostra emoções que apontam solidariedade. O segundo padrão pode ser mais saudável, diz Barsade, já que razão menos estresse e esgotamento, essencialmente a exaustão emocional de ter de ajustar as emoções e “desempenhar um papel”. Todavia ser autêntico demais tem um lado negativo?


Se a empresa está perdendo dinheiro e experimentando os efeitos da diminuição de pessoal, o gerente que se sente estressado e sobrecarregado necessita difundir teu desespero pra seus subordinados? Relacionamento Interpessoal E Negocial tentar parecer bem-humorado e agir como se nada estivesse errado? Barsade diz que é possível transportar emoções que são autênticas e positivas, informando algo como, “Eu imagino que você está preocupado.


A circunstância não parece legal, no entanto nós queremos sair disso e resolver juntos isso”. Os funcionários vão apreciar a honestidade e serão estimulados pelo otimismo, ela diz. A inteligência emocional - jargão já familiar nas áreas de psicologia e educação - neste instante faz porção das conversas nos círculos de negócios também, diz Barsade.



As escolas de negócios estão ensinando os executivos a serem emocionalmente inteligentes, e a suportar com as emoções de seus subordinados. “A idéia por trás da inteligência emocional no recinto de serviço é que é uma técnica pela qual os funcionários tratam as emoções como dados valiosos para transpassar uma situação”, segundo os autores. “Digamos que um gerente de vendas teve uma amplo idéia para elevar as receitas corporativas em até 200%, porém domina que de manhã teu chefe está a toda a hora sem paciência e nervoso.


Ter inteligência emocional significa que o gerente vai primeiro diferenciar e levar em conta esse caso emocional relativo ao seu chefe. Apesar da natureza estupendo da idéia - e de sua própria empolgação - ele vai ajustar tuas próprias emoções, apequenar o entusiasmo e aguardar a tarde chegar pra tratar com teu chefe”.